Subir escadas pode potencializar o seu treino

Não fuja das escadas. Elas são amigas do nosso corpo e trabalham um bom número de músculos, além de trabalhar a nossa capacidade respiratória, equilíbrio, questões motoras e frequência cardíaca. Tudo de bom, não é? Então, lembre-se disso ao optar pelas rolantes e elevadores, enquanto tiver energia, escolha subir degrau por degrau. Na academia, procure o simulador de escadas e encare-o por alguns minutos. Lembre-se que estará fortalecendo coxas, glúteos e muito mais.

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Pernas torneadas e abdômen marcado! Esses são alguns dos principais benefícios oferecidos pelo simulador de escadas, que é uma excelente opção para quem busca alternativas de treino aeróbico. Segundo a especialista Márcia Pedroso, professora da Bio Ritmo, o aparelho se tornou o queridinho da mulherada que busca um corpo em forma, ele também ajuda a definir coxas e bumbum, além de fortalecer a lombar.

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“Isso porque o simulador de escaladas oferece treinos intervalados e já está comprovado que exercícios que variam a frequência são os mais indicados para queimar calorias”, explica a professora,  dizendo também que para potencializar a queima, o indicado é começar treinando duas vezes por semana e aumentando os dias conforme for se sentindo preparada.

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Marcia explica que para quem está começando, a sugestão é iniciar devagar. “Esse movimento contínuo requer preparo físico e muscular. Apesar das pessoas conhecerem o exercício, pouca gente pratica subida de escada no dia a dia, por isso, o treino na máquina acaba sendo puxado. Porém, a atividade é capaz de eliminar até 400 calorias em 30 minutos”, explica a profissional da Bio Ritmo.

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Para garantir a eficácia do treino, é importante dar atenção à postura ao executá-lo, que deve ser totalmente ereta. O aparelho possui apoio para as mãos que ajudam no equilíbrio, mas isso não significa que o praticante deve apoiar o corpo sobre os braços. “Mantenha a postura ereta e utilize o apoio levemente caso seja necessário.

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Fique atenta à velocidade e pise com o pé inteiro no degrau para não sobrecarregar a panturrilha”, finaliza a professora.

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Confira a lista com cinco motivos para incluir o simulador de escada no treino:

  1. Melhora a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular
  2. Auxilia na resistência muscular, principalmente, pernas e glúteos
  3. Melhora o bem-estar e a qualidade de vida
  4. É uma atividade que tem um alto gasto calórico
  5. Tem como proposta tornear as pernas, traçar o abdômen, definir o bumbum e fortalecer a lombar

Runner athlete running on stairs.

E no dia-a-dia, não fuja das escadas, use-as a seu favor. Encontre um bom ritmo e encare-as com disposição. #bora

Fontes: Bio Ritmo | RunningUp Exercises | Step On
Fotos: GoogleFreeShare

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BY Pati