Quem resiste à uma mesa bem posta?

Em tempos de economia instável e crise, as pessoas muitas vezes preferem receber em casa ou na casa de amigos. Assim evita-se pagar caro demais por uma bela refeição, que pode ser feita e degustada em grupo, com maior intimidade, podendo ser mais ou menos formal, conforme o número e o grau de conhecimento entre os convidados. E para que esses encontros deem certo, nada como começar por uma mesa bem posta, com sutis arranjos de flores e tudo no seu devido lugar como manda a etiqueta.

mesadez

Se você é do tipo que aprecia essas reuniões, mas tem horror que seja na sua casa, perca o medo, garanta-se com um belo menu e aprenda aqui alguns detalhes que vão encher de charme a sua sala de jantar para receber os seus convidados! A consultora de moda, imagem e estilo Luisa Cano, dá algumas dicas e explica que, como as regras são antigas, é só segui-las com criatividade e tudo vai dar certo!

mesa18

“Com a correria do dia a dia acabamos deixando de lado algumas das etiquetas e formalidades básicas que aprendemos com as nossas avós, mas não deveríamos deixá-las apenas para as datas especiais. Com a prática, esses atos podem tornar-se naturais em nosso dia-a-dia, até mesmo em uma praça de alimentações” – ressalta Luisa.

formal-white

Regras básicas de modos à mesa que ela acha importante nunca esquecer:

– Os talheres devem ser usados de fora para dentro, na ordem que se encontram, caso você não tenha pedido por um prato de peixe, por exemplo, não se preocupe, o garçom irá retirar a faca para este ou irá inseri-la.

manners

– O correto é segurar o garfo na mão esquerda e a faca na direita, a faca só é utilizada no momento de cortar o alimento, porém muitas pessoas tem dificuldade de manusear o garfo com a mão esquerda, então usá-lo com a direita delicadamente não é um problema, mas se trocá-lo de mão quando for utilizar a faca aí sim será o maior fora (um aviso: se você for à Europa, vão olhar pra você com reprovação).

napkin_etiquetteweb

– O guardanapo de tecido deve ser sempre colocado sobre o colo.

Female hands with a dinner at restaurant.

– As facas servem apenas para cortar, não para empurrar alimento sob o garfo.

garfoecolher

– As massas devem ser enroladas no garfo, se for preciso use uma colher para auxiliar.

fork

– Dê pequenas garfadas e aprecie a comida.

SONY DSC

– Não corte as folhas, o alface deve ser dobrado até um tamanho que caiba delicadamente na boca.

prato leve

– Não encha o prato de comida. Se ao terminar ainda estiver com fome, tudo bem repetir.

comer pouco

– Nunca passe o braço na frente de outras pessoas, se precisar de alguma coisa que esteja longe, peça para que passem para você o recipiente.

pao

– O pão pode ser partido e levado à boca com a mão.

– Alguns pratos como asinha de frango (se o jantar for seu, eu aconselho só ter essa opção no menu quando a intimidade é maior), por exemplo, deve ser comido com a mão. Um bom anfitrião não serve esse tipo de comida para evitar o constrangimento do convidado.

Happy group of friends taking a selfie at a restaurant while having dinner together

– Esqueça o celular durante a refeição! Se estiver esperando alguma ligação muito importante (algum parente doente) avise antes o anfitrião ou amigos. Só vale usá-lo no restaurante para um rápido registro do encontro. Depois plane mode, por favor…

mesasuper

Partindo desses princípios, tudo já fica mais fácil. As cartas estão na mesa, neste caso os pratos e talheres (risos) e o importante é que todos se sintam à vontade, mas sigam essas pequenas normas de boa educação, pra garantir uma certa classe e um clima de confraternização em casa ou fora dela.

criativa

A orgaziner e consultora Roberta Castilho acrescenta que se for você a anfitriã, a primeira coisa a avaliar é se você vai servir um jantar mais formal ou informal. Você pode optar por um estilo básico ou clássico.”Numa mesa informal, a louça não precisa ser necessariamente de porcelana. Pode ser de cerâmica e mais básica. Também as taças podem ser de vidro, ao invés de cristal. Aí você tem uma composição mais simples e pode dar o plus em outros detalhes”, ela explica.

regras

Mas se optar pela formalidade (tipo um jantar para o chefe do seu marido e esposa), já é obrigatório uma toalha fina, ou sousplat (ou os dois, conforme a escolha da louça). “Hoje você vê até composições de mesa com toalha fina, sousplat e jogo americano, neste caso cuidado com as estampas e padrões diversos e de preferência louça branca. Na verdade, essa é uma decoração que vai mudando porque segue tendências, como a moda”,  justifica Roberta.

mesa1

O sousplat é um elemento interessante e meramente decorativo. A função dele é demarcar o espaço de cada ocupante da mesa, deixando o prato firme na posição de quem irá utilizá-lo.

americano_xadrez_verdecom_suplait_vermelho

Os talheres nem sempre precisam ser de prata mas, por favor, não misture padrões de coleções diferentes. Sua ordem na mesa tem sempre o garfo do lado esquerdo, a faca do lado direito e os talheres de sobremesa na parte superior do prato. Se você for servir algum prato que tenha peixe ou uma salada de entrada, os garfos e facas começam de fora para dentro na ordem em que  forem sendo servidos. Se for servir uma sopa, antes do prato principal, a colher de sopa deve ficar ao lado da faca.

Original_Table-Settings-Manvi-Drona-Hidalgo-Teal-Table-Place-Setting_s4x3.jpg.rend.hgtvcom.966.725

As taças (numa mesa formal são sempre de cristal) obedecem a ordem da maior (água ou refrigerante) estar ao centro acima do prato e as demais (vinho branco, tinto e champanhe) ao lado da central, por ordem de tamanho. Parece difícil, complicado, mas acompanhando as instruções e fazendo fica bem mais fácil de entender.

portaguardanapos2

Os guardanapos, em mesas formais, sempre de tecido e, se possível, presos em porta guardanapos que hoje nas lojas especializadas você encontra uma mais lindo que o outro! Os apoiadores de talheres também são bem vindos e compõe o visual de uma mesa bem posta.

descanso

mesa9

Os arranjos florais dão um toque pessoal e, no caso de almoços ou jantares onde o diálogo faz parte da refeição, evite flores muito altas ao centro, que inibem a conversa e impedem o contato visual. Roberta diz que o ideal, em mesas caseiras é utilizar vários mini arranjos, principalmente se houver profissionais para servir os pratos (pois ocupam muito espaço na mesa).

mesA21

Gostaram das dicas das meninas? E aqui vão mais umas fotos para inspirá-las a receber com charme e classe, ainda que de maneira informal.

mesa20

mesa19

mesa16

mesa13

descanso3

mesa12

mesa11

mesa10

mesa8

mesa7

mesa6

mesa5

mesa4

portaguardanapos

mesa3

Archive Dining Room Setting Ideas With Regard To Your Own Home Formal Dining Room Table Setting Ideas Formal Dining Room Table Setting Ideas - Furniture Definition Pictures

São apenas ideias para aguçar o seu bom gosto. Uma boa ideia é imprimir este código universal. Para quem não conhece, ele funciona muito bem com garçons, metres e anfitriões caseiros. Conforme a posição que você deixa os talheres ao final da refeição, quem for retirar os preços receberá o seu recado com atenção!

como encerrar

Bom apetite para você e seus convidados!

Fotos: Pinterest e GoogleFreeShare

Maminforma volta com tudo depois do feriadão!

BY Gilmar Web