O que fazer para voltar a rotina depois do feriado?

Não é fácil, não!! Sair da rotina, ficar uns dias só curtindo viajar ou mesmo se largar em casa e ficar sem fazer nada. Não ter horários ou exigências, ficar de folga até da dieta e depois ter que voltar à correria do dia-a-dia, exige muito foco e determinação. Pra mim os cuidados com a pele, alimentação, treino e sono são fundamentais para que tudo volte ao normal sem estresse. E pra você? Qual seu ritual pós feriado?

Pele –

Higienizar, tonificar e hidratar de manhã e à noite antes de dormir. Óbvio que se você usar maquiagem, tomar muito sol, a atenção é dobrada. E mesmo quando estou viajando sigo essa rotina de cuidados da pele, porque ela não sabe se estou em casa ou passeando (risos) O ideal, com certeza, é consultar um bom dermatologista para saber o que realmente ideal para sua pele ao invés de sair por ai comprando cremes, que não são nada baratos e muitas vezes ao invés de melhorar, podem piorar ainda mais o aspecto da sua pele.

Produtinhos que uso:

La Roche Posay – protetor solar linha Anthelios fator 70 para o rosto; Effaclar concentrado que reduz a oleosidade

Cremes específicos para minha pele manipulados pela minha dermatologista.

Jeunesse – linha Luminesce dia e noite

Alimentação –

Se abusou no feriado, esqueça o consumo de açúcar refinado, arroz branco, massas, bebidas gasosas, carnes gordas, frituras, alcool, enfim ignore totalmente as besteiras e se concentre em saladas criativas, grãos cozidos, carnes vermelhas e brancas sempre grelhadas, escolha frutas com + água como melancia, melão, abacaxi. E com a ajuda de um (a) nutricionista, faça um programa detox para ajudar.

 

Como é o esquema por aqui:

Quando viajo procuro comer sempre em restaurantes que tenham opções saudáveis e qualquer lugar tem uma saladinha como opção. Mesmo quando saímos para os passeios levo sempre uma marmitinha com lanches, barras de proteína, snacks saudáveis e muita água para todos. Até nos voos internacionais, como já até falei em outros posts, são oferecidas opções mais saudáveis que você pode escolher com até 24 horas de antecedências ao check in. Quando viajamos precisamos também experimentar as comidas típicas e famosas de cada lugar, eu particularmente amo os pratos com peixe, sorvetes e chocolates, é claro (risos). Entendam que não sou radical, apenas evito o excesso de besteiras, mas somos humanos e com certeza apreciamos a boa gastronomia, que é bem diferente de comer porcarias.

 

Treino –

Sempre me perguntam como faço com treinos quando viajo. Pra mim o requisito básico e prioritário é que o hotel tenha uma academia nele ou próxima a ele, mas para você se isso não for possível, dependendo do seu destino, dá para levar uma malinha com elásticos, slide board ou fazer exercícios indicados para você por um profissional e tentar executar no quarto ou numa área legal que você se sinta a vontade. Caminhar ou correr na praia ou em trilhas, esquiar, escalar também é ótimo! E mesmo assim se não rolou nem isso, relaxe, volte e recomece com uma adaptação rápida, até voltar ao ritmo que você considera satisfatório.

 

Equipamentos ACTE – Step balancer, disco de equilibrio, pneu com pedal, tapete, caneleiras são boas opções para levar em viagens de carro

 

Pra mim é assim, suei, cansei, estou com sentimento de missão cumprida, ótimo! Essa é a hora do que eu chamo de “banho da vitória” e depois estou pronta para agitar meu dia com energia total. Não se compare a ninguém e nem a você mesma antes ou em algum momento da vida que esteve melhor, porque você sempre pode ser + do que já foi no passado. Basta acreditar e se mexer!

 

Minha rotina de treinos-

Bom quando viajo tudo muda, dependendo do lugar, posso treinar todo os dias ou não. Porque se viagem é daquelas que você tem que explorar, andar o dia todo, ai não tem quem aguente acordar cedo para treinar, muito menos deixar para depois dos passeios. Aí o caso é aproveitar e desencanar do treino.

De qualquer forma, eu não tenho rotina de treinos, a única coisa certa é que eles são feitos 6x na semana, não importa o dia. Para que eu consiga treinar de segunda a sábado, tento planejar minha agenda, mas claro que nem sempre sai tudo como planejamos e quando ha imprevistos, acabo tendo que treinar no domingo também. Minha preferência é pela manhã onde me sinto melhor e tenho ainda + gás para seguir com o resto do dia depois de um bom treino. Claro que cada um tem seu ritmo, conheço quem só treina à noite, mas ai cada um tem seu esquema, o que importa é que funcione pra você.

Meu personal trainer Mauro Ribeiro, o mesmo há anos, já conhece bem meu estilo e sabe como meu corpo reage aos estímulos, então dificilmente deixa eu treinando sempre a mesma coisa. Eu gosto, porque enjoo fácil de tudo e com ele cada dia é uma surpresa, porém respeitamos a cronologia dos treinos intercalando sempre os grupo musculares.

Busque sempre a ajuda de um profissional da área com referências boas para te ajudar, não se arrisque com exercícios que você ve por aí porque o que é bom para os outros nem sempre é para você. Respeite seus limites e o sucesso será garantido!

 

Sono –

Ahh esse aí é o principal! Quando viajamos nem sempre conseguimos ter uma noite boa de sono (abaixo alguns acessórios que podem te ajudar a dormir durante o percurso). Cama e travesseiros diferentes, às vezes barulhos, insegurança, cansaço excessivo, agitação, baladas enfim, sem uma boa noite de sono seu corpo pode reclamar! Então, se viajou e a rotina de sono também foi afetada, voltar para casa será perfeito. Para que a semana não seja afetada, faça de tudo para no domingo ir para cama o mais cedo possível, mesmo que tenha malas para desfazer, bagunça para arrumar, tente dar um jeito rápido até para não ter pesadelos a noite (risos) e fecha esses olhos! Pense que o sucesso da sua semana depende disso.

A falta de uma noite tranquila de sono pode te deixar doente, mau humorada, cansada, irritada, além de não permitir que seu organismo libere os hormônios que precisa para seu corpo funcionar certinho! Sua pele fica feia, sem falar que não irá existir dieta que funcione sw seu corpo estiver desregulado e com tudo isso, seu treino será um desastre. Então, se programe para ter noites de pelo menos 6 a 8 horas de sono sem interrupções. Claro que quem tem filhos pequenos, cuida de pessoas doentes, sofre de insônia ou qualquer outra situação que interrompa seu sono, com certeza será prejudicado. Fique atenta ao seu sono, ele é fundamental para sua saúde.

Minha hora de nanar: Aqui eu sou meio morcego, gosto da noite para fazer minhas coisas, principalmente depois que as crianças dormem, é aí que tiro um tempo para ter paz, escrever, pesquisar ou mesmo ver minhas séries tranquila sem interrupções. Mas no dia seguinte, não importa a hora que eu for deitar, as 6h30 da manhã eu tenho que estar de pé para o ritual de mandar as crianças pra escola. E a partir do momento que eu despertei, dificilmente volto a dormir de novo. Tenho me policiado para ir dormir no máximo às 23h30, mas ainda está difícil. Agora se você não tem filhos e nem problemas externos e mesmo assim anda com dificuldades para dormir, como acordar com frequência durante a noite ou não conseguir pegar no sono com facilidade, aconselho buscar a ajuda médica porque sono desregulado reflete demais no nosso organismo e traz problemas futuros seríssimos.

Bom, como vocês veem, não tem segredo! Então, não será um feriadinho que irá tirar você do foco!

Sair da rotina é extremamente normal, o que precisamos é entender que o corpo precisa de tempo para se readaptar e isso só depende de nós facilitarmos esse processo. Tudo na vida é disciplina, foco e muita determinação. Venho aprendendo que estipular metas é fundamental para termos uma rotina saudável. Se você esta acima do peso, se sentindo extremamente cansada sem motivação, se irrita por qualquer coisa, faz dieta mas não tem resultados positivos, essa é a hora de analisar e buscar ajuda profissional, as vezes uma disfunção hormonal ou alguma coisinha boba no organismo pode estar desregulada e te impedir de conseguir atingir seus objetivos, então se mexe, vai atras para resolver e ficar de bem com você mesma! #bora

 

Dermatologista – Dra Fabiana Pedreira 11- 3262-4619

Personal Trainer – Mauro Ribeiro 11-96116-1508

Acessórios fitness – @actesports

Snacks @tudoqpod

 

5 Dicas para emagrecer com saúde

BY Pati