O espírito Halloween mundo afora

Quem nunca fez chapéus de bruxa na infância, não pediu para ir no trem fantasma no parque de diversões, não deu sustos nos colegas com máscaras horripilantes e nunca ficou acordada até tarde pra ver aquele filme de terror que depois nos tirava o sono por uma semana? Pois o Halloween, amanhã, é a época certa pra brincar com esses medos que no fundo nos encantam.

Nem faz tanto tempo assim que a comemoração foi absorvida pela nossa cultura, mas hoje já faz parte até do calendário escolar e reúne grupos de amigos que percorrem a vizinhança pedindo gostosuras ou ameaçando com travessuras, bem ao estilo dos norte-americanos (“Treats or Tricks!”). Tem muito adulto que entra na onda também e os teens têm até balada e festinhas com o tema.

A tradição do Halloween, que no Brasil ganhou a livre tradução de Dia das Bruxas, tem mais de dois mil anos e é celebrada todo último dia do mês de outubro por anteceder o dia de todos os santos. Foram os irlandeses que levaram a festa para os Estados Unidos, onde tomou uma proporção bem maior e se internacionalizou através do cinema que produziu inúmeros filmes com o tema: de comédias e infantis a assustadores filmes de terror.

Aqui foi mesmo a parte lúdica que pegou, com direito a competições de fantasias, máscaras e fantásticas decorações, onde as abóboras, velas em antigos castiçais e outras referências do terror bem humorado como a skull art (lembram-se que já falamos dela?) estão sempre em alta.

Mas acho divertido não apenas curtir nossas festas por aqui como ficar por dentro das comemorações em outras partes do mundo, onde o Halloween já é festejado há séculos e onde ainda é novidade. Vamos dar um rolê?

Irlanda

Vamos começar pelo país onde tudo começou, a Irlanda! O mês de outubro é cheio de preparações para as festas e os desfiles de rua pela cidade. As casas são decoradas e pessoas fantasiadas estão por todas as partes.

Alguns até comparam a festa de Halloween dos irlandeses com o carnaval no Brasil, o mês de outubro por lá é bem animado!


As tradições irlandesas vão muito além das fantasias, eles jogam cartas, brincam de caça ao tesouro e comem o famoso bolo barmbrack – supersticiosos dizem que quem comer o bolo e encontrar um anel no meio se casará em breve…

Japão

Sabia que o Japão só começou a comemorar o Halloween na década de 1980?

Mas desde que entraram nessa, como sempre, eles capricham! Imagina que consomem alimentos em formatos de partes do corpo humano como dedos, por exemplo, feitos de doce ou um delicioso fantasma de arroz?

Do outro lado do mundo, a festa conta com eventos em pontos específicos das principais cidades, onde também acontecem competições de fantasias.

Áustria

A Áustria também tem um jeito bem particular de celebrar a data. No lugar das fantasias, festas e decorações com abóboras, os austríacos separam água, pão e velas para receber os espíritos no dia seguinte.

Um ritual para lá de místico para uma noite de Halloween.

México

Todo mundo conhece o Dia de Los Muertos, uma das mais conhecidas celebrações mexicanas que acontece durante três dias (31,1 e 2) e é uma forma de homenagear todos os mortos.

Apesar de ser na mesma data, o Halloween e Dia de Los Muertos não são a mesma coisa, mas no dia 31 de outubro as crianças mexicanas também curtem os doces ou travessuras! Já no 1º e 2º dia de novembro, as tradições mexicanas pedem visitas aos cemitérios, decorações, oferendas e arco de flores que funcionam como um portal para a recepção dos mortos nesses dias.

Os mexicanos acreditam que é nessa época que os espíritos retornam para passar um tempo com a família, por isso, acontecem festas com muita comida, bebida e música animada.

Inglaterra

O Halloween é bem popular na Inglaterra!

A celebração envolve o famoso “doce ou travessura”, decorações, fantasias e outros costumes típicos dos ingleses como esculpir beterrabas com velas dentro (ao invés de abóboras) ou jogar objetos em fogueiras para espantar os maus espíritos.

Em Londres, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a London Eye, é transformada em uma gruta assustadora com direito a uma floresta cheia de fantasmas e até um pântano!

Se você gosta da ideia, entre no espírito, vista sua máscara e ensaie sua gargalhada mais assustadora. É amanhã!

#boraenfeitiçar

Fonte: Caia No Mundo
Fotos: Pinterest

5 Dicas para emagrecer com saúde

BY Pati