Especialista explica o motivo do choro de muitos bebês

Como a maioria de vocês que me acompanha sabe, tenho 3 filhos e, todos me deram muito trabalho, principalmente nos primeiros meses de vida. A enfermeira obstetra, Cinthia Calsisnski vai nos explicar uma das causas do choro incansável dos bebês nessa fase.

O primeiro trimestre de vida dos bebês costuma ser um período de grande aprendizado, principalmente para a mãe de primeira viagem! É comum o bebê estar bem alimentado, agasalhado, a fralda seca e, ainda assim, não párar de chorar. Nós como mães, sempre nos preocupamos com todos detalhes e é nessa hora que surgem as dúvidas: Será que está com fome de novo? Pode estar irritado com o barulho? Muita luz ou escuro demais? Sera que está com dor? A sogra da palpite, a avó chacoalha no colo. E nós vamos ficando ainda mais nervosas sem saber o que realmente está acontecendo com nosso filho.

A crying baby

Mas quando nada na rotina justifica tanto desconforto, é quase certo que o problema seja a cólica, alerta a especialista. As dores abdominais são comuns até o quarto mês, pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda é imaturo.

Cinthia Calsisnski que é uma enfermeira obstetra, preparada para analisar criticamente a situação de suas pacientes e seus filhos, explica que os bebês não fazem cocô dentro do útero, assim quando o processo de alimentação, digestão e eliminação se iniciam, tudo é novidade, e muitas vezes as sensações causam desconforto.

choro2

“Entende-se por cólica quando o bebê menor de 5 meses chora por mais de três horas seguidas, mais que três vezes por semana e por no mínimo 3 semanas. Parece uma eternidade, mas antes de esperarmos o diagnóstico preciso, algumas práticas podem dimunuir o desconforto,” orienta Cinthia Calsinski.
É importante citar que bebês amamentados exclusivamente, com fórmulas e/ ou prematuros, nascidos a termo, tem as mesmas possibilidades de sentir cólica.

choro1

Cinthia diz que não se deve oferecer água ou chás em hipótese alguma aos bebês menores de seis meses de vida que mamam no peito. A mãe, pode sim, beber o chá pensando em atenuar as cólicas dos bebês, algumas relatam até melhora do quadro.

Durante a crise de cólica, as mães podem amamentar para acalmar o bebê, pois o aleitamento materno causa bem estar, e nesta hora todas as alternativas devem ser testadas. Como massagens, compressas quentes, shantala, banhos, dentre outras opções que você também pode conversar com seu pediatra.

choro5
Fonte: Cinthia Calsinski – Enfermeira Obstetra  |  Fotos: Pinterest e GoogleFreeShare

Maminforma volta com tudo depois do feriadão!

BY Gilmar Web