Apostando nos alimentos orgânicos

Finalmente muitas pessoas se deram conta que os alimentos orgânicos fazem muita diferença na sua saúde como um todo e principalmente na maneira como seu corpo expressa essa saúde: na pele, nos cabelos, na boa digestão… e por aí vai. Tá. Já sei a primeira coisa que você vai dizer: “Ah! Mas o orgânico é muito mais caro! Por quê? Vale a pena pagar tão mais caro?”

organic-food

Então antes de qualquer coisa eu queria lembrar que o investimento em saúde, em primeiro lugar é o que mais vale a pena e depois pedir pra você por na ponta do lápis o gasto que tem cada vez que tem uma pequena intoxicação alimentar, as depesas com vitaminas sintetizadas, produtos de beleza, remédios, etc que, muitas vezes, poderiam ser suprimidos se você cuidasse melhor do que come e da procedência dos alimentos que você consome.

sfw_organic_farm_redux_h_14516020

Aí a balança do investimento vai começar a fazer mais sentido, principalmente se você lembrar que as grandes indústrias alimentícias aproveitam partes de alimentos que nós, em casa, dispensaríamos e que as partes realmente nutritivas nem sempre são aproveitadas, da melhor maneira e sempre acrescidas de conservantes, aromatizantes, colorantes artificiais, etc… E mais: que o alimento conservado muito após a colheita, vai perdendo seus princípios ativos, a cada etapa de processamento.

organic-meat-benefits

Aos curiosos sobre o assunto e que estão tendo a necessidade de optar pela alimentação mais saudável, os produtos orgânicos podem ser de origem vegetal ou animal, e são vendidos sem que sejam adicionados produtos químicos ou hormônios sintéticos que estimulem o seu crescimento. O uso desses agentes nocivos à saúde é hoje causa de sérios problemas para a humanidade e, apesar de algumas pessoas não se importarem tanto,acabam trazendo sequelas em longo prazo.

organic meet

Os produtos orgânicos não recebem nenhum tipo de tratamento com agentes químicos, apenas os tratamentos naturais são implementados em sua produção, ou seja, o solo é a base do trabalho orgânico dando tudo o que ela precisa. Sendo assim, livre de adubos químicos, pesticidas, agrotóxico, sementes transgênicas ou, nos casos dos animais, sem que recebam drogas, anabolizantes, entre outros que acabam indo para o organismo humano após o consumo.

Farmers-Market-Organic-Produce-Veggies-And-Fruits

As vantagens qualitativas?

Para a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – todo e qualquer produto químico (os agrotóxicos) faz mal ao solo, à flora e à água, então se eles são capazes de estimular essa deterioração da natureza, imagine o que são capazes de fazer conosco.
Outro detalhe importante a respeito: os agrotóxicos podem também causar intoxicação alimentar e processos alérgicos. Por esse motivo que os produtos orgânicos têm sido cada vez mais necessários na alimentação humana.

whole-foods-organic-carrots-vegetables-3

E aí vai outra resposta à sua pergunta inicial do porque ser mais caro. Porque só pequenos produtores garantem e atestam o cultivo totalmente orgânico dos alimentos e não contam com grandes redes de distribuição. Então o transporte (que tem que ser rápido) é mais caro para o produto chegar fresquinho até você. Então a pergunta final quem responde é você: vale a pena pagar um pouco mais caro e ter certeza do que você está levando à sua mesa?

field-organic-food-735-350-india

Bom, essa você responde. E se sua dúvida é onde é possível encontrar produtos orgânicos em São Paulo, realmente confiáveis, eu comecei com uma lista curta, mas vou experimentando novas alternativas e vou aqui colocando pra vocês. Existem várias feiras em São Paulo onde é possível encontrar uma variedade enorme de produtos orgânicos.

Comece (como eu) pelas mais confiáveis e você verá que também sai muito mais barato do que procurar orgânicos no supermercado:

Feira Orgânica no Parque Burle Marx – Situada na Rua Dona Helena Pereira de Morais, na zona sul de São Paulo, essa feira é conhecida desde 2011. Conta com produtores que fornecem produtos orgânicos. Atendimento aos sábados das 7h ás 11h.

Feira do Produto Orgânico no Ibirapuera – Também conhecida como feira dos Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa. No total são reunidas mais de 40 barracas, onde é possível encontrar frutas, verduras e diversos outros alimentos processados. Está aberta aos sábado, das 7h ás 13h. Localizada na Rua Curitiba, 292.

Feira Orgânica Le Manjue – Localizada na Rua Domingos Fernandes, 608 em São Paulo, todos os sábado das 9h ás 12h30. Na feira Le Manjue, em parceria com o Raizs, você encontrará além de produtos orgânicos para levar para casa, delícias naturais irresistíveis, pouco calóricas e muito nutritivas, como: bolos, ganache de chocolate, frutas orgânicas, sucos, geléia de pimenta, entre outros alimentos que reforçaram a dieta alimentar.

Feira Biodinâmica em Santo Amaro – Essa feira orgânica em São Paulo possui uma diversidade de produtos incríveis, desde queijos, café, leite, frutas, até sementes. Da mesma forma que as demais feiras orgânicas de São Paulo atuam, na isenção de pesticidas, agrotóxicos, hormônios, essa trabalha atuando no mesmo sentido da preservação da natureza, por meio do freio ao impacto ambiental e estimulando a população a consumir produtos mais saudáveis e naturais. Aberta as quintas-feiras de 7:00 as 12:00, na rua São Benedito, fica entre as ruas Américo Brasiliense e Alexandre Dumas.

Feira Orgânica no Parque Previdência – Localizada no Jardim Adhemar de Barros, essa feira ocorre todos os sábados, o dia inteiro para uma melhor contemplação e para o consumo dos interessados. Lá é possível comprar pães, mel, sementes, frutas, laticínios, hortaliças, ervas, temperos, bebidas, entre outros. Localiza-se na Rua Pedro Peccinini, 88.

o-ORGANIC-FOOD-facebook

Nenhuma perto da sua área? Então comente, me mande um email e vou ajudá-la na missão de encontrar uma. Acho que esse esforço vale a pena.

Fonte: ANVISA | Alimentação Natural | Le Manjue Organic

Maminforma volta com tudo depois do feriadão!

BY Gilmar Web